Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Cafe Giorgio
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Cafe GiorgioCafe Giorgio
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Dan Câmara afirma que federalizar estradas estaduais pode ser uma ferramenta de desenvolvimento

22 de fevereiro de 2024
Compartilhar

O deputado Comandante Dan (Podemos) repercutiu a criação do grupo técnico do Ministério do Trabalho para analisar a federalização de rodovias estaduais que deverão integrar e definir a Rede de Integração Nacional (Rinter). A Rede foi criada por lei em 2011, mas somente agora o Executivo Federal dará seguimento. Para Câmara, tornar rodovias estaduais uma responsabilidade administrativa e financeira direta da União pode ser uma alavanca de desenvolvimento muito efetiva.

“Estradas são vetores de promoção econômica e humana muito usuais e se engana quem considera que elas só precisam de asfalto, precisam de administração, monitoramento, segurança, investimentos de manutenção e expansão”, afirmou Dan Câmara. Para ele, uma gestão federal aponta para a solução de problemas recorrentes e que consomem um significativo montante do orçamento estadual, que pode ser deslocado a outras áreas.

Entre as estradas estaduais, a que possui maior visibilidade é a AM-010, Manaus-Itacoatiara, segundo o parlamentar. Ele explica que é onde existe um porto de alto calado (distância da lâmina d’água até a quilha da embarcação), em Itacoatiara; o polo de gás em Silves tendo a possibilidade de interligação com a BR. “Tudo isso muda os cenários de logística e pode dinamizar a produção daqueles municípios”, defende o deputado. Ele fala ainda que na AM-070, AM-363 e AM-352 existem investimentos do gás e turismo que podem ser alcançados pela federalização. “Precisamos conquistar ganhos para o Amazonas”, pontua.

O parlamentar terá na sexta-feira (23/2), uma agenda com o superintendente regional do DNIT, engenheiro Orlando Fanaia, e na semana seguinte cumprirá agenda em Brasília. “São oportunidades reais de avançar com a questão”.

Dan Câmara considera que a federalização “abre portas à nova ponte, integrando Manaus com a comunidade de Bela Vista, em Manacapuru, trecho menor que a ponte Jornalista Phellipe Daou. “Integração requer dinâmica e celeridade”, finalizou.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Regulamentação do transporte hidroviário, inclusão de municípios no PAC e denuncia de violência contra criança foram os assuntos na Aleam, nesta terça-feira

18 de março de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso chama atenção de prefeitos para inscrição de municípios do Purus em Programa de Prevenção a Desastres Naturais

18 de março de 2025
Legislativo Estadual

Para deputado Adjuto Afonso, regulamentação do transporte fluvial vai disciplinar a atuação de barcos de cargas e passageiros no Amazonas

18 de março de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso recebe alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Coronel Pedro Câmara

18 de março de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan volta a alertar sobre o preço da gasolina nas bombas de Manaus

18 de março de 2025
Legislativo Estadual

Deputada Mayara Pinheiro apresenta Projeto de Lei para reforçar acompanhamento da triagem neonatal no Amazonas

18 de março de 2025
Cafe GiorgioCafe Giorgio