Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Cafe Giorgio
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Cafe GiorgioCafe Giorgio
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Para elevar produção de cacau no Amazonas, Idam vai distribuir 400 mil sementes da fruta

19 de abril de 2024
Compartilhar

A distribuição vai ocorrer ainda neste semestre e vai beneficiar 900 agricultores familiares amazonenses

Fotos: Divulgação/IdamEntre o final de maio e início de junho deste ano, 400 mil sementes de cacau devem ser distribuídas entre 900 agricultores familiares de 41 municípios amazonenses pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). Resultado de parceria entre o órgão e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura de Cacau (Ceplac), que é ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a iniciativa visa o fomento da cultura da fruta no estado.

A distribuição prevista para este ano é 6,3% superior a registrada em 2023, quando 376 mil sementes foram entregues a 800 agricultores locais. Entre os municípios beneficiados pela iniciativa estão Apuí, Barreirinha, Borba, Manicoré, Novo Aripuanã, Urucurituba, Nova Olinda do Norte, Coari, Canutama e Lábrea, que são integrantes do Projeto Prioritário (PP) do Cacau do Idam.

“A atividade visa fomentar a cultura do cacau no Amazonas e, com isso, gerar mais oportunidades de trabalho e renda ao produtor. O compromisso com o avanço social e econômico é tanto que o número de agricultores beneficiados pela iniciativa vai expandir 12,5% em relação a 2023, chegando a 900 neste ano”, diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.

A distribuição e cultivo

Oriundas de um campo de melhoramento genético da Ceplac instalado na cidade de Medicilândia, no Pará, as sementes começam a ser distribuídas aos agricultores amazonenses no período da última semana de maio e início de junho, segundo o gerente de Produção Vegetal (GPV) do Idam, Luiz Herval.

“Além dos integrantes do PP do Cacau, serão atendidos todos os municípios que solicitam o apoio do instituto para tornar a cultura da fruta cada vez mais expressiva no Estado”, informou o gerente.

Ainda segundo Herval, com as sementes em mãos, os agricultores irão cultivar mudas para serem plantadas no início do próximo inverno amazônico, entre os meses de dezembro e janeiro.

A distribuição das sementes foca na conservação florestal, pois podem ser cultivadas em áreas degradadas, com o uso de tecnologias ensinadas pelos técnicos do Idam aos agricultores familiares. “Por isso, lavouras de cacau são vistas por especialista benéfico para a Região Amazônica, pois reduzem o desmatamento e os incêndios, com a introdução dos sistemas agroflorestais”, frisou o gerente.

Fotos: Divulgação/IdamCom as sementes em mãos, os agricultores irão cultivar mudas para serem plantadas no início do próximo inverno amazônico, entre os meses de dezembro e janeiro, segundo o Idam.

Oportunidade

O cacau é uma commodity, cujo preço da tonelada gira, atualmente, em torno de US$ 11 mil, uma vez que os principais produtores da fruta enfrentam problemas para atender a demanda do mercado.

“Então, essa é a hora de estimularmos a cultura e aproveitarmos as oportunidades. Para isso, o Idam tem disponibilizado Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos produtores, trabalhado intensamente com o PP do Cacau no Estado e atuado no combate à monilíase, doença que compromete a produção da fruta, para que o Amazonas volte a atender outros mercados”, concluiu o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

PC-AM divulga imagem de adolescente que desapareceu no bairro Cidade de Deus

18 de março de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 140 vagas de emprego para esta quarta-feira

18 de março de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas promove curso em Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos

18 de março de 2025
Amazonas

Laboratório Forense de Análises de Substâncias e Compostos emitiu cerca de 5 mil laudos periciais em 2024

18 de março de 2025
Amazonas

Idam completa 29 anos, nesta terça-feira, assegurando assistência técnica e extensão rural aos produtores do estado

18 de março de 2025
Amazonas

Em parcerias com o MEC, Secretaria de Educação avança na pauta da alfabetização no Amazonas

18 de março de 2025
Cafe GiorgioCafe Giorgio