Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Cafe Giorgio
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Cafe GiorgioCafe Giorgio
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Em parcerias com o MEC, Secretaria de Educação avança na pauta da alfabetização no Amazonas

18 de março de 2025
Compartilhar

Adesão a programas nacionais, articulação com municípios e trabalho específico para os docentes marcam as principais estratégias

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A Secretaria de Educação e Desporto Escolar segue atuando em todas as vertentes no combate ao analfabetismo. Em parcerias com o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria executa atividades específicas para estudantes dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano), além de fortalecer atividades para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA), ambas iniciativas do MEC, reforçam o comprometimento.

Ciente de que o analfabetismo pode ter origem nos primeiros anos de escolarização e que sua erradicação depende de políticas públicas que assegurem a alfabetização na idade certa, desde agosto de 2023 o Amazonas aderiu ao CNCA, a política nacional de alfabetização, e assim foi implementado o programa “Amazonas + Alfabetizado”. A iniciativa vem impulsionando a alfabetização no estado por meio de regime de colaboração entre estado e municípios, abrangendo desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.

Em 2024, o programa alcançou avanços significativos. Professores foram formados com base no Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), e diversas escolas receberam Cantinhos da Leitura financiados pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Além disso, a Secretaria promoveu cinco encontros de formação em Língua Portuguesa e Matemática, transmitidos pelo Centro de Mídias do Amazonas (Cemeam).

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Essas ações visam aprimorar as práticas pedagógicas, fortalecer estratégias inovadoras e elevar os índices de proficiência até o 2º ano do Ensino Fundamental, além de apoiar a recomposição das aprendizagens nos 3º, 4º e 5º anos. Para 2025, está em andamento o planejamento de novas formações e a distribuição de materiais complementares. Além da criação do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso, uma instância fundamental para a gestão e monitoramento das estratégias de alfabetização no estado.

Os esforços têm gerado resultados expressivos. Como reconhecimento, o Amazonas recebeu do MEC o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – Categoria Prata. No evento de condecoração realizado em fevereiro deste ano, o estado destacou-se com 8 municípios ouro, 19 prata e 18 bronze, resultado das ações de formação de docentes, sistema de avaliação para essa etapa e colaboração entre os entes federativos.

“Sabemos que ainda temos muito o que percorrer, mas o caminho está sendo trilhado. Nosso estado tem especificidades muito marcantes, é um desafio planejar educação. Porém, com muito empenho, a gente vem conseguindo melhorar os resultados”, ressaltou Cláudia de Oliveira, articuladora estadual do programa “Amazonas + Alfabetizado”.

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

PBA em ação

Em paralelo às políticas direcionadas aos alfabetizandos dos Anos Iniciais, o PBA chega para ser uma alternativa importante para os estudantes que já se encontram fora do ambiente escolar. Em 2024, a Secretaria de Educação aderiu ao programa federal, com 22 turmas formadas no estado do Amazonas.

A partir da mobilização coletiva, escolas, igrejas, centros comunitários, comércios, associações de bairro e demais organizações sociais servem como sala de aula para o PBA, que busca alfabetizar estudantes mais velhos, evitando grandes deslocamentos para determinados públicos educacionais.

A Secretaria de Educação já trabalha para aderir ao PBA para o ano de 2025. Secretarias de educação de todo o país, municipais e estaduais, têm até o próximo dia 21 de março para sinalizar interesse de participação.

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

“O PBA é um programa muito importante, que alcança um grupo de pessoas que normalmente estão enquadradas em algum tipo de vulnerabilidade. Por isso, a Secretaria faz questão de participar, e faz isso complementando financeiramente a verba federal destinada pelo MEC ao programa. Tem um potencial muito grande nas zonas rurais, nos interiores, nas sedes dos municípios”, destacou a gerente da Gerência de Atendimento Educacional e Específico e da Diversidade (Gaeed), da Secretaria de Educação, Kátia Mendes.

Além do PBA 2025, o programa “Amazonas + Alfabetizado” já articula, para este ano, aumentar a distribuição de materiais didáticos complementares de Língua Portuguesa e Matemática, realizar formações presenciais (as de 2024 foram remotas) e aprofundar as ações voltadas às comunidades indígenas, ribeirinhas e rurais, garantindo a alfabetização para todas as crianças.

O post Em parcerias com o MEC, Secretaria de Educação avança na pauta da alfabetização no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Assuntos Governo do Amazonas
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

PC-AM divulga imagem de adolescente que desapareceu no bairro Cidade de Deus

18 de março de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 140 vagas de emprego para esta quarta-feira

18 de março de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas promove curso em Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos

18 de março de 2025
Amazonas

Laboratório Forense de Análises de Substâncias e Compostos emitiu cerca de 5 mil laudos periciais em 2024

18 de março de 2025
Amazonas

Idam completa 29 anos, nesta terça-feira, assegurando assistência técnica e extensão rural aos produtores do estado

18 de março de 2025
Amazonas

Grupo de Percussão da UEA lança primeiro álbum musical em plataformas digitais gravado em laboratório

18 de março de 2025
Cafe GiorgioCafe Giorgio