Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Cafe Giorgio
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Cafe GiorgioCafe Giorgio
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Comandante Dan realiza Audiência Pública para tratar sobre a data-base dos trabalhadores do sistema público de segurança

18 de abril de 2024
Compartilhar

O deputado Comandante Dan (Podemos) realizou na quarta-feira (17/4), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Audiência Pública para debater a concessão da data-base de policiais civis e militares, bombeiros militares, servidores técnico-administrativos, peritos e todos os segmentos que compõem o sistema de segurança pública estadual. O evento, realizado no plenário Ruy Araújo da Casa Legislativa, reuniu todas as associações que representam os trabalhadores ativos e inativos.
Com aproximadamente três horas de duração, foram apresentados vários argumentos em favor da concessão do benefício. Comandante Dan enfatizou que não é a favor ou excepcionalidade a concessão da data-base. Ele citou a Lei nº 3.725/2012, que dispõe sobre a remuneração dos policiais e bombeiros militares do Amazonas, que no artigo 7º estabelece o dia 21 de abril, de cada ano, como data-base para o reajuste da remuneração dos servidores. “Os trabalhadores não recebem esse direito há quatro anos”, lamentou.
O representante da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), policial penal José Francisco Régis, relembrou que numa rebelião de presos, perdeu 30% do movimento do corpo, entretanto continua trabalhando normalmente.
“Estamos, desde 2015, sem um novo servidor entrar para a instituição”, explicou.
A Seap foi a única representação do Governo do Estado que participou da Audiência Pública. Os convites foram enviados à Procuradoria Geral do Estado (PGE), à Secretaria de Fazenda (Sefaz), à Secretaria de Administração e Gestão (Sead) e à Secretaria de Segurança Pública (SSP).
O presidente da Associação da Polícia Militar e Bombeiros Militar do Amazonas, João Frederico Nascimento Araújo, apresentou planilhas dos orçamentos das corporações militares.
“Um orçamento muito baixo, precisando de suplementação, porque a dotação prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA) é insuficiente. Essa é nossa realidade”, explicou.  João Frederico disse, ainda, que vê muita gente falando que arrecadação caiu, o que seria o impeditivo à concessão da data-base. “Porém, o Produto Interno Bruto (PIB) estadual cresceu 2,4%, em 2023, ano que fechou com arrecadação 14% maior que a prevista, em superávit, e o orçamento do Governo do Amazonas para 2024 é R$ 4 bilhões, superior ao do ano passado”, argumentou.
O presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil (Sinpol-AM), Jaime Lopes dos Santos Filho, mencionou defasagem salarial dos policiais de 33%. “Desde 2011 não há promoções na polícia civil. Os policiais estão adoecendo em razão do efetivo pequeno e sem condições de trabalho. Há muitas demandas reprimidas”, disse.
Segundo dados oficiais, a PC possui 1.848 servidores no quadro ativo, o Corpo de Bombeiros conta com 1.104, enquanto a PM enfrenta uma realidade de 7.962 trabalhadores, para uma necessidade projetada de 15 mil.
“Segurança é a principal preocupação do cidadão e cidadã amazonense, e mesmo assim, seus trabalhadores não recebem reposição das perdas desde 2021. Não queremos aumento salarial, queremos correção das perdas inflacionárias, que somam à PM e o CBM 26,53%, enquanto a PC tem uma realidade pior, conforme dito pelo sindicato da categoria. O pleito é justo e tem todo o amparo legal”, defendeu o Comandante Dan, que afirmou, ainda, que se a data-base não for anunciada no dia 21 de abril, como previsto em lei, continuará a defesa em favor da causa. “Os servidores da segurança pública não podem ser terceirizados, pois arriscam suas vidas. É fundamental valorizar o servidor público”, finalizou.
Servidores da polícia civil, escrivães e investigadores, comissários, policiais militares, bombeiros militares, oficiais e praças, da ativa e da reserva estavam presentes na Audiência Pública.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Regulamentação do transporte hidroviário, inclusão de municípios no PAC e denuncia de violência contra criança foram os assuntos na Aleam, nesta terça-feira

18 de março de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso chama atenção de prefeitos para inscrição de municípios do Purus em Programa de Prevenção a Desastres Naturais

18 de março de 2025
Legislativo Estadual

Para deputado Adjuto Afonso, regulamentação do transporte fluvial vai disciplinar a atuação de barcos de cargas e passageiros no Amazonas

18 de março de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso recebe alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Coronel Pedro Câmara

18 de março de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan volta a alertar sobre o preço da gasolina nas bombas de Manaus

18 de março de 2025
Legislativo Estadual

Deputada Mayara Pinheiro apresenta Projeto de Lei para reforçar acompanhamento da triagem neonatal no Amazonas

18 de março de 2025
Cafe GiorgioCafe Giorgio