Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Cafe Giorgio
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Cafe GiorgioCafe Giorgio
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Joana Darc destaca a importância da aprovação de seis proposituras, incluindo PL que multa assediadores de mulheres em até R$ 10 mil

13 de dezembro de 2023
Compartilhar

A deputada estadual Joana Darc (UB) comemorou a aprovação de 6 Projetos de Lei (PL), de sua autoria, na terça-feira (12/12), em Sessão Ordinária na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Apesar da alta importância de todos, a parlamentar destacou a aprovação do PL n° 444/2022, que estipula sanções para indivíduos que cometam assédio contra mulheres ou que as exponham publicamente ao constrangimento.
Caso o projeto seja sancionado pelo Governo do Amazonas, quem cometer qualquer uma das condutas descritas na Lei será passível de multa, que varia entre 1 mil reais até 10 mil reais. Para Joana, isso é um avanço na legislação de proteção às mulheres no Amazonas, principalmente no transporte público, ambiente em que mais tem casos de assédios.
“É mais um passo contra a importunação e o assédio sexual, que são os principais motivos de insegurança das mulheres ao se deslocarem pelas cidades brasileiras, principalmente nos meios de transporte. Agora, esperamos a sanção do Estado para que seja, de fato, multado o indivíduo que cometer o assédio, e achar que vai ficar por isso”, declarou.
O pagamento da multa não isenta o infrator das possíveis obrigações e sanções subsistentes que lhe tenham sido cominadas neste ou no juízo cível e/ou criminal competentes. As multas serão aplicadas cumulativamente quando o infrator cometer simultaneamente duas ou mais infrações e em casos de reincidência, o infrator sofrerá a penalidade em dobro.
Mais oportunidades para PCDs
A parlamentar também é autora do PL nº 199/2022, que solicita o preenchimento de vagas de trabalho, processo seletivo e concurso público, utilizando o sistema de cotas destinadas às Pessoas com Deficiência (PCD). Antes, o art. 110 da Lei nº 241, de 31 de março de 2015, não contemplava os processos seletivos e os concursos públicos.
Vale ressaltar que a Carteira de Identificação para a Pessoa com Deficiência (CIPD) serve como documento oficial de comprovação, como forma de dispensa da necessidade de apresentação de laudo médico durante as seletivas de empregabilidade.
Além disso, Joana também é autora do PL nº 376/2022, que solicita o atendimento de necessidades e promoção de qualidade de vida, relacionados às pessoas ostomizadas, como bolsas coletoras e aparelho aspirador de secreção. A pessoa ostomizada é aquela que em decorrência de um procedimento cirúrgico que consiste na exteriorização do sistema (digestório, respiratório e urinário), possui um estoma que significa uma abertura artificial entre os órgãos internos com o meio externo.
Propositura para alunos com escoliose
O PL nº 449/2022, de autoria de Joana Darc, que assegura a prevenção, detecção e encaminhamento para tratamento da escoliose em crianças e adolescentes, no âmbito escolar, também foi aprovado. Se sancionado pelo Governo do Amazonas, a instituição de ensino indicará um ou mais profissionais para capacitação quanto a aplicação do Teste de Adams e identificação de sinais da escoliose, priorizando o treinamento dos profissionais de educação física.
Escoliose é uma deformidade torsional tridimensional da coluna vertebral e do tronco, de acordo com o Instituto Escoliose. O Teste de Adams, base para o diagnóstico da escoliose, realiza-se flexionando o tronco da criança ou adolescente para frente com os pés juntos, sem dobrar os joelhos e com as mãos unidas, verificando, com isso, se há alguma diferença na altura do tórax.
Segurança para as mulheres
Outra proposta aprovada, de Joana Darc, o PL nº 38/2023 garante a prioridade de matrícula em creches, no Amazonas, para crianças em idade compatível, filhos (as) ou dependente (s) legal (ais) de mulheres vítimas de violência doméstica, na unidade mais próxima a sua residência.
Se sancionada, os critérios para aferição da prioridade vão envolver a apresentação da cópia do Boletim de Ocorrência, expedido pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher; ou a cópia do processo de violência doméstica e familiar em curso.

Título de Cidadão para Sassá
Durante a sessão ordinária, foi aprovado o PL nº 988/2023, que concede título de cidadão a Luiz Ricardo Alves, mais conhecido como Sassá, do Amazonas Futebol Clube, em reconhecimento aos serviços prestados ao Amazonas, por meio do futebol, levando o nome do Estado ao esporte nacional. O deputado João Luiz (republicanos) e a deputada Joana Darc são autores da propositura, que preza pela titularidade amazonense a Sassá.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Regulamentação do transporte hidroviário, inclusão de municípios no PAC e denuncia de violência contra criança foram os assuntos na Aleam, nesta terça-feira

18 de março de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso chama atenção de prefeitos para inscrição de municípios do Purus em Programa de Prevenção a Desastres Naturais

18 de março de 2025
Legislativo Estadual

Para deputado Adjuto Afonso, regulamentação do transporte fluvial vai disciplinar a atuação de barcos de cargas e passageiros no Amazonas

18 de março de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso recebe alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Coronel Pedro Câmara

18 de março de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan volta a alertar sobre o preço da gasolina nas bombas de Manaus

18 de março de 2025
Legislativo Estadual

Deputada Mayara Pinheiro apresenta Projeto de Lei para reforçar acompanhamento da triagem neonatal no Amazonas

18 de março de 2025
Cafe GiorgioCafe Giorgio